• 808 215 115
O Equipamento certo, sempre a funcionar

FAQ’s

Sobre os cursos

Onde são ministradas as Acções de Formação?

As acções de formação podem ser ministradas nas nossas instalações (Palmela, Porto, Pombal e Algarve) bem como nas instalações do cliente desde que reunidas as devidas condições formativas (sala de formação e instalações sanitárias, equipamentos – plataformas de acordo com a categoria a obter, área para a componente prática, EPI para os formandos, caixa de primeiros socorros, avaliação de risco e plano de resgate).

Quais os tipos de equipamentos disponíveis para Formação?

A nossa oferta formativa é variada. Oferecemos formação nos seguintes equipamentos: Plataformas Elevatórias (Centro de Formação IPAF n.º 632), Empilhadores, Multifunções Telescópicos, Escavadoras, Mini-escavadoras, Mini-carregadoras, Rectroescavadoras e Cilindros compactadores

Quantos Níveis de Formação estão disponíveis?

Estão disponíveis 4 níveis de formação: i) Curso básico (8h) – concebido para dar resposta às necessidades básicas da operação em segurança dos equipamentos de trabalho (não inclui o treino). ii) Curso intermédio (16h) – concebido para dar resposta às necessidades avançadas da operação em segurança dos equipamentos de trabalho (inclui o treino). iii) Curso avançado (20h) – concebido para dotar os operadores inexperientes ou com pouca experiencia dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a operação em segurança dos equipamentos (inclui treino). iv) Curso de actualização (8h) — concebido para dar resposta à necessidade de renovação da qualificação e/ou actualização de conhecimentos.

Quando é que se realizam os cursos?

Existe uma calendarização mensal das acções de formação que poderá ser disponibilizada entrando em contacto connosco. No caso da formação nas instalações do cliente as datas são acordadas em função das disponibilidades de ambas as partes. É no entanto garantido um prazo máximo de duas semanas entre a adjudicação e a realização da acção de formação.

Quem são os formadores?

A nossa equipa assenta em profissionais detentores de CAP com larga experiencia profissional não só na área formativa mas também na área dos equipamentos. Os formadores de Plataformas elevatórias foram formados e estão acreditados pela IPAF sendo detentores da respectiva certificação.

Qual o custo dos cursos?

O custo da formação, varia de acordo com o tipo de equipamentos e dentro do tipo de equipamento com o nível da formação (duração da acção) ou com o número de categorias de equipamentos (cursos IPAF).

Sobre Segurança e Leis

É obrigatório possuir a habilitação para a utilização de equipamentos?

É. E constitui contra-ordenação grave, punível com coima. (art.º 43º do DL 50/2005 - transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 89/655/CEE) não estar devidamente habilitado.

Quais as Coimas por trabalhador?

As Coimas vão de aproximadamente 500€ por trabalhador até 10.000€ de acordo com o volume de negócios da empresa e se se trata de negligência ou dolo. Os limites, mínimo e máximo das coimas correspondentes a contra -ordenação grave são os seguintes: (art.º 554 da L7/2009 – Código do Trabalho)  

Sobre IPAF / Cartão PAL

O que é um Centro de Formação IPAF?

É um centro de formação que: Forma os operadores, os demonstradores e os instrutores nas diversas categorias de Plataformas Elevatórias num programa certificado pelo TÜV como conforme à ISO 18878; Passou na auditoria feita pela IPAF aos formadores, às instalações e aos equipamentos; Assegura a manutenção dos padrões estabelecidos pela ISSO 18878 e pela IPAF; Mantém um número reduzido de formandos por turma de forma a facilitar a aprendizagem; Entrega o Guia de Segurança do Operador, um Cartão PAL (válido por 5 anos) e o Livro de Registo aos formandos que concluírem com aproveitamento as acções de formação.

Que categorias de Plataformas Elevatórias estão disponíveis para Formação IPAF?

Para formação em território nacional, quer para operadores quer ainda para demonstradores, estão disponíveis as seguintes categorias: 1a (plataformas estáticas verticais); 1b (plataformas estáticas de braço/lança); 3a (plataforma móvel vertical); 3b (plataforma móvel de braço/lança).

O que é o Cartão “PAL”?

O cartão PAL é a forma de reconhecimento internacional da formação e da competência do seu titular para operar de forma segura Plataformas Elevatórias também designadas por Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA) ou Plataformas Elevatórias Móveis de Pessoas (PEMP) onde constam não só as categorias de Plataformas Elevatórias mas também a validade bem como o nome e a fotografia do seu titular. Pode ser verificada a sua autenticidade por consulta na Internet no sitio da IPAF em http://www.ipaf.org/pt/formacaotreinamento/verificar-um-cartao-pal.

Qual o custo do Cartão PAL?

Depende do número de categorias em que se pretende qualificar.

Qual é a validade do Cartão PAL?

A validade do cartão PAL é de 5 anos.

Como é renovado o meu Cartão PAL?

O cartão PAL é renovado com a frequência com aproveitamento de acção de formação específica com a duração de ½ dia teórico e a realização de exame prático de 30 minutos por cada categoria. 

Tenho um Cartão PAL de outro país, ainda válido, posso proceder à renovação em Portugal?

Sim, pode renovar o seu cartão PAL mesmo que obtido fora de território nacional no nosso centro de formação, desde que possua 60 entradas registadas no seu livro de registo e frequente com aproveitamento uma acção de formação de renovação antes da data de expiração do seu cartão PAL.

Quanto custa renovar o Cartão PAL?

Depende do número de categorias a renovar sendo que apresenta um custo inferior do que a formação inicial.

O meu Cartão PAL está expirado, posso proceder à sua renovação?

Não, de acordo com as regras da IPAF não é possível a renovação nessas condições, pelo que terá de frequentar uma acção de formação inicial. Aconselhamos todos os possuidores de catões PAL a proceder à sua renovação antes de terminar o prazo de validade do seu cartão PAL.

Outros

O que são demonstradores?

São profissionais na área das plataformas elevatórias que fazem as familiarizações (entregas) destes equipamentos aos utilizadores finais procedendo a um conjunto de regras e cuidados de forma a possibilitar uma utilização segura dos referidos equipamentos.

O que é uma familiarização?

É a apresentação da plataforma elevatória aquando da entrega ao Cliente, numa explicação detalhada sobre: Avisos e Instruções do fabricante, Funções dos comandos da plataforma elevatória, Função dos dispositivos de segurança.